Relação entre vitamina C e redução da perda de massa muscular com a idade

A perda de massa muscular , especialmente acima dos 50 anos, é um evento natural evolutivo do nosso organismo. Várias estratégias podem ser escolhidas para atenuar essa perda, garantindo saúde de massa óssea e vigor físico, além de maior qualidade estética e melhora da flacidez.

Distúrbios metabólicos também estão associados a perda de massa muscular, como maior prevalência de diabetes tipo 2 e obesidade.

A perda elevada de massa muscular no paciente de maior idade chama-se SARCOPENIA, e tem causas multifatoriais (idade das citocinas circulantes, imobilidade, baixa ingesta proteica), induzindo danos musculares. Essa condição causa fragilidade extrema e aumento do risco de fraturas.

A vitamina C tem várias funções no metabolismo e fisiologia do músculo esquelético, podendo contribuir para prevenção dessa perda muscular, através da síntese (produção) de carnitina e colágeno. Estudos recentes aprofundaram ainda mais seu papel, mostrando seu poder de reduzir dano oxidativo no músculo, bem como reduzir citocinas inflamatórias na circulação.

Logo , a ingestão dietética adequada da vitamina C tende a ser útil para prevenir a perda de massa muscular com o passar dos anos. Lembrando que a necessidade de suplementação da mesma depende da avaliação do seu médico da área.

Dra Bruna Venancio – Médica / CRM 5292507-1

Fonte do artigo cientifico: https://abran.org.br/2022/08/31/associacao-entre-a-composicao-da-microbiota-intestinal-e-os-transtornos-mentais/